A prática dos blogs no Ensino de Geografia
O uso do blog como ferramenta de ensino, visando interagir recursos tecnológicos comumente utilizados com a Ciência geográfica, constitui-se como uma tentativa de aproximar a educação à vida cotidiana das pessoas, independente da faixa etária. Trata-se na verdade de mais uma das pesquisas de estudiosos educadores que de fato se preocupam com a efetivação real da educação.
É fundamental, antes de qualquer coisa, despertar o interesse da população sobre a importância que têm a Geografia no âmbito mundial, nacional ou local. Apenas expor conteúdos, conhecimento ou informações aleatórias, sem se preocupar com a “modelagem da transmissão” é, a nosso ver, puro desperdício e ilusão educacional.
Num importante trecho do vídeo abaixo, Rubem Alves menciona que “A Educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades”. Continua dizendo que: “Sem a Educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.” É então dessa maneira que pretendemos avançar, propondo, além de uma educação das habilidades, presenciar a ocorrência real da educação nas pessoas, que passam assim a sentir, perceber e associar o conhecimento e a reflexão as suas vidas.
Vídeo "Educar - Rubem Alves"
É importante deixar claro que os Blogs, como meio alternativo para a melhoria do processo “Ensino-Aprendizagem”, apenas se concernem como uma das formas de se almejar uma efetivação consistente e associativa à realidade, mas não é e nem pode se transformar em única opção para evidenciar tal situação. É relevante sempre estar à procura de métodos cada vez mais eficazes para a Educação.