INÍCIO
Olá! Seja muito Bem Vindo!
Fazemos parte do curso de Licenciatura Plena em Geografia da UESB, e recebemos a proposta de desenvolver um blog que pudesse discutir a respeito da prática dos blogs voltados às diversas discussões geográficas.
Para entender melhor o que focamos, é preciso falar um pouco sobre o que os blogs, em geral, transmitem quando se tratam de temas geográficos. Dessa forma, nos foi possível perceber que os assuntos discutidos nos “blogs geográficos”, de modo genérico, abordam questões que de fato são relevantes, atuais e relacionadas à Geografia, afinal de contas, é amplo o “leque” de informações e fenômenos que envolvem a Ciência Geográfica.
No entanto, uma “fraqueza” nos foi perceptível. Diante das inúmeras discussões geográficas postadas nos blogs, pouco se vê debates que reflitam sobre “O Ensino da Geografia” em si, noutras palavras, reflexões que indaguem e procure melhor tratar a forma de transmitir ao aluno o conhecimento, nesse caso, o geográfico. Desenvolver meios (a partir do próprio blog por exemplo), procurar abordagens que despertem e aumente o interesse das pessoas pelo saber geográfico é fundamental. Mas no caso dos blogs, aqui citado, não adianta apenas postar trabalhos geográficos, imagens ou outras informações se elas não carregarem em seu conteúdo motivos que transmitam a curiosidade de quem acessa.
É então dessa maneira que pretendemos avançar nas discussões. Além dos diversos temas trabalhados pela geografia, atrelados à atualização de fatos e/ou fenômenos que ocorrem em âmbito contemporâneo, faz-se necessário à discussão pedagógica não só da geografia como em toda área do conhecimento. É preciso compreender que um dos pontos que justificam a involução do processo “ensino-aprendizagem”, isto é, a má qualidade da educação existente em muitos casos, é o desinteresse pela procura da melhoria da metodologia de ensino. Em outras palavras, devemos sempre procurar meios e recursos que possibilitem a atuação verdadeira de uma aprendizagem interessante e não-cansativa.
Focamos em nosso blog, a partir dessa breve consideração, na tentativa de contribuir na forma de “Como poder usufruir de um blog para a aprendizagem significativa da Geografia”, “A partir de que maneira utilizar um blog para que ele não se torne um simples reprodutor desinteressante (para a maioria das pessoas) de Geografia, transpondo-a [erroneamente] como uma disciplina chata e cansativa?”
Estas são questões que, com certeza, não são fáceis de serem solucionadas e nem são suscetíveis de resolução absoluta, afinal de contas, “cada caso é um caso”, “cada local é um local”, “cada contexto é um contexto”… O mais importante é sempre estar em meio às tentativas de melhorar o “processo ensino-aprendizagem”, buscando formas alternativas mais viáveis em determinadas situações; e para isso cada um deve contribuir nessa procura.
Acreditamos que muita coisa pode ser transformada através da educação, desde que essa de fato se efetive com qualidade. Apenas aumentar em números as pessoas que estão na escola, ou em uma faculdade etc. não é o suficiente. A base é EDUCAÇÃO DE VERDADE. Precisamos de professores, alunos, pais de alunos, funcionários, políticos e toda a sociedade INTERESSADA, buscando educar mesmo, e não tão-somente assíduos nos ambientes educacionais. A discussão, o diálogo, o debate, a contradição, a indagação, a pergunta, a participação, dentre outros, são atos fundamentalmente essenciais ao longo desse processo.
Esperamos, no decorrer das reflexões, contribuir com esses meios/recursos alternativos para a melhoria da Educação, em específico geográfica. Mas também contamos com a colaboração de todos, nos trazendo formas alternativas de melhorar o ensino de geografia.
“PARA O DESENVOLVIMENTO NÃO ADIANTA APENAS SABER, É NECESSÁRIO TRANSMITIR O SABER”
Nenhum comentário:
Postar um comentário